Falecimento do vereador Francinha

por Câmara Guiratinga última modificação 31/01/2018 22h37
14/11/2016 Autor: Assessoria

A última segunda feira (07) amanheceu triste, silenciosa e enfadonha, com a notícia do desaparecimento do vereador em exercício, Francelino Pedro da Silva Filho, que sucumbiu a um câncer do fígado, aos 61 anos de idade.

Ex-prefeito de Guiratinga (2001-2004), Francinha como era popularmente conhecido, deixa uma grande lacuna na política da terra de Augusto Alves, pelo seu desaparecimento prematuro. Era conhecido pela sua humildade e pela boa vontade com todos que o procuravam. Francinha não sabia dizer não a ninguém.

Francinha estava em seu quarto mandato de vereador. Havia sido eleito sempre com votações expressivas e exercendo os seguintes mandatos: 83/88, 89/92, 93/96 e por último 2013/2016.

Depois de uma luta terrível contra o câncer, buscando a esperança da cura entre Guiratinga e Barretos, alvo das orações de seus amigos que não queriam ver sua partida, Francinha sucumbiu na madrugada de segunda feira, 07 de novembro, não resistindo ao definhamento inexorável que a doença trouxe para seu organismo.

Ele estava afastado da Câmara desde o mês de agosto devido ao seu complicado tratamento. Mesmo assim, porque fazia um grande gosto pela política, resolveu sair candidato a reeleição de vereador, posição contraditória para alguns e facilmente entendida por outros, especialmente por seus familiares. Acabou obtendo 282 votos, congelados pela justiça eleitoral e cujo recurso até hoje é motivo de discussões, porém, com ele próprio tendo a certeza de que não conseguiria reverter a decisão judicial, por que alguém teria “perdido” o prazo para o recurso que não era mais cabível, por que extemporâneo.

Francinha deixa os filhos, Francelino Neto, Flávia Fernanda e João Cajango, do primeiro casamento e os menores Franciele, Erik e Kaik, estes dois últimos do segundo casamento. Deixa viúva, Sueleide Ferreira Camargo da Silva, que foi seu anjo da guarda em seus últimos meses de vida. Francinha tinha ainda quatro netos.

Francinha era irmão do atual Vice-Prefeito de Guiratinga, empresário do Balneário Moreninha, Nilsinho Duarte. Francelino Filho era um dos irmãos amados de uma numerosa família tradicional de Guiratinga, que tem tantas histórias pra contar desta terra.

Uma grande multidão de parentes, amigos e políticos das mais diversas estirpes compareceu ao velório na Câmara municipal. Ao final daquela triste segunda feira (17:30) o ex-prefeito foi sepultado no Cemitério Municipal depois de um grande acompanhamento fúnebre e sob uma salva de palmas.

O “velhinho” de todas as horas, o amigo dos mais humildes (dos pés no chão como gostava de dizer), o amante da política, o atleta do bate bola das madrugadas, o amigo dos bate-papos de esquina, o amante sem limites de sua querida Guiratinga, seguiu viagem para a glória do Pai. Que seus familiares sejam confortados pelo seu exemplo de homem de bom coração, que deixou um legado de simpatia para todos aqueles que com ele conviveram. Que Deus conforte a todos nesta hora dolorosa! Siga em paz “velhinho”!